domingo, 21 de junho de 2020

GLOBALIZAÇÃO


6 consequências da globalização no mundo - Significados
QUANDO COMEÇOU A GLOBALIZAÇÃO?


A globalização é um processo múltiplo em que se verificam for integração e progressiva interdependência entre economias nacionais. mas, além dessas características, outras mais podem ser destacadas: a rapidez e a intensidade do mercado financeiro ; a sensação de simultaneidade; ou outras formas de compartilhar informações com bilhões de pessoas ao mesmo tempo em todo o globo em poucos minutos. Tudo isso viabilizado pelo avançado estágio tecnológico em que vivemos nestes tempos modernos.

Quanto tempo em frente a uma tela é saudável para as crianças ...
Para alguns autores, a globalização não é uma novidade. ela é apenas mais um estágio do capitalismo, dando a um processo iniciado no século XV. Ali, sim, teria começado a globalização, com a expansão ultramarina e o mercantilismo, que ampliavam em muito o horizonte geográfico do mundo.

A Revolução industrial e a respectiva inovação tecnológica teriam trazido mais dinamismo e velocidade a esse processo nos séculos XVIII e XIX.  desenvolvimento do capitalismo e a constante renovação tecnológica teriam feito a globalização dar largos passos até os dias de hoje. Ao longo desse percurso histórico, aspectos internacionais e mundiais foram se realçando no cotidiano de muitas pessoas em diversos países, esmo que de forma desigual. mas tornou-s muito mais nítido nas duas últimas décadas do século XX, quando as relações de interdependência econômica entre diferentes lugares do planeta começaram aa ter forte destaque.

Pode-se dizer, então, que atualmente esses processos de internacionalização e de mundialização continuam ocorrendo e que são facetas da globalização , pois esta engloba acontecimentos que se mundializam e que se internacionalizam , envolvendo relações entre Estados nacionais. A maneira como ocorrem , atualmente, com intensidade global, é que é nova.

A expressa globalização foi utilizada pela primeira vez com esse sentido em 1985, quando o economista britânico Theodore Levitz lançou o livro The globalization of markets ( a globalização dos mercados ). naquele momento, o conceito de globalização era impregnado de uma conotação essencialmente econômica, apresentando a ideia de integração dos mercados mundiais e de abertura da economia. É interessante notar que a intensa divulgação do termo globalização ocorreu simultaneamente ao colapso das economias planificadas no mundo socialista, coincidindo com a expansão mundial do capitalismo e a consequente hegemonia de seu modelo no mundo do pós- Guerra fria.

FONTE: 360 graus. Geografia em rede, Vol. III. 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário