quarta-feira, 24 de junho de 2020

BRASIL: SETOR PRIMÁRIO

Criada Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão : ABRA ...
A NATUREZA GEOGRÁFICA DA AGRICULTURA RASILEIRA


       Os fatores naturais são relevantes para a agricultura . Entre os mais importantes estão o clima, o solo e o relevo. A tecnologia , que passou a ser muito empregada nas atividades agropecuárias a partir das últimas décadas, pode corrigir , amenizar ou potencializar os elementos naturais , mas não os substituir. Por mais avançada que seja a tecnologia utilizada, os fatores naturais são insubstituíveis.
       O relevo brasileiro não apresenta grandes entraves às atividades agrícolas. Em razão da ausência de cadeias montanhosas, o domínio planáltico favorece o cultivo graças às suaves ondulações de nossa geomorfologia. As principais áreas agrícolas do globo ocorrem majoritalmente em planícies ( China, Estados Unidos, Índia e Europa), mas, no caso brasileiro, as áreas de maior produtividade ocorrem em domínios planálticos.
       A diversidade climática é outro aspecto favorável , pois a extensão latitudinal do país permite a variação de gêneros. Apesar de estar na zona intertropical do globo, a tropicalidade brasileira apresenta variação ; assim, podemos encontrar subtipos climáticos como o tropical típico, o tropical úmido, o tropical de altitude, o semiárido, e o subtropical, originando , portanto, uma gama variada de gêneros agrícolas.


Conheça 4 tecnologias que vão digitalizar a agricultura brasileira ...

       A fragilidade da natureza geográfica brasileira se dve aos solos , já que há grandes extensões de território constituída por solos ácidos e pobres em nutrientes orgânicos e que necessitam ser corrigidos ou humificados. Além disso, a utilização inadequada agrava os problemas dos solos típicos do clima tropical, como a erosão, a lixiviação* ou a laterização*.

*Lixiviação: perda de nutrientes do solo quando ele está desnutrido e exposto à ação da chuva.
* Laterização: Formação de uma crosta ferruginosa pela oxidação e pela compactação do solo, tornando-se impermeável, o que o inviabiliza para a agricultura.

A ESTRUTURA FUNDIÁRIA BRASILEIRA

     
Estrutura fundiária é a forma como as propriedades rurais estão organizadas e distribuídas quanto ao número e ao tamanho. Por meio dela, podemos entender a realidade social de uma nação. No Brasil, o retrato da estrutura fundiária e da produção agropecuária é fornecida pelos Censos agropecuários do IBGE, realizados de 10 em 10 anos; o último, porém, foi em 2006.
       O último Censo agropecuário acusou que no Brasil há 5,2 milhões de proprietários rurais que ocupam quase 330 milhões de hectares, ou 3,3 milhões de KM2, pouco mais de um terço do território nacional. A maior parte desses proprietários tem na pecuária bovina sua principal atividade , que ocupa 30% dos estabelecimentos agropecuários.
        Sabe-se que a estrutura fundiária brasileira e´uma das mais concentradas do mundo. Ela é uma herança dos tempos coloniais, quando se iniciou a concentração de terras. Ao contrário de muitos países, o Brasil não vivenciou uma ruptura histórica de alteração de poder que levasse a uma reforma agrária efetiva. O país perdeu a melhor época para realizar a reforma agrária , diversas vezes prometidas pelos governos, mas jamais cumprida. 
       

Fonte, 360 graus: Geografia em Rede, vol II

Nenhum comentário:

Postar um comentário