terça-feira, 5 de janeiro de 2021

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

O SISTEMA INTERNACIONAL



Chamamos de sistema internacional o conjunto de Estados existentes. Os estados estão organizados em territórios delimitados por fronteiras, onde exercem soberania e não obedecem a nenhuma instância de poder. 

No âmbito externo às fronteiras dos Estados, não existe uma entidade soberana que detenha o monopólio do poder mundial, uma única voz que se projete sobre o sistema internacional.

Muitos atribuem à Organização das nações Unidas (ONU) esse papel, mas é um equívoco, pois, como veremos a seguir, a função e os objetivos da ONU são de outra ordem, muito embora a entidade seja importantíssima na manutenção da paz mundial. Como todo Estado é soberano no interior de suas fronteiras, a ONU ,  em tese, não pode, inclusive, optar por não pertencer à Organização, como foi até há alguns anos o caso da Suíça, que aderiu à ONU apenas em 2002.

Uma vez que não há uma entidade soberana que exerça o domínio sobre o poder mundial, torna-se necessário que os Estados busquem a coexistência pacífica para que possam conviver harmoniosamente dentro do sistema. Essa necessidade de convivência em uma sociedade global deu origem ao termo comunidade internacional, tão difundido na mídia. No entanto, nem sempre se alcança êxito na busca da coexistência pacífica; surgem, então, as guerras.



FONTE: Geografia em Rede, Edilson Adão e Laercio Furquim Jr. Vol. Único, parte III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário