segunda-feira, 29 de junho de 2020

URBANIZAÇÃO BRASILEIRA

       No Brasil, o processo de urbanização corresponde ao período de intensa industrialização do pós-Segunda Guerra Mundial. De acordo com o Programa nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, realizado pelo IBGE, o grau de urbanização no Brasil naquele ano era de 84,8%, superior ao da maior parte dos países europeus.
       Entretanto os critérios que definem a população urbana não são universais . No Brasil, de acordo com a legislação vigente, população urbana é aquela residente nas sedes de município ou de distrito e nas demais áreas definidas como urbanas pelas legislações municipais; por exemplo, áreas isoladas separadas das cidades por área rural ou outro limite. Por isso , alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta um nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. As áreas rurais são aquelas fora dos critérios definidos como urbanos.
        A maior parte dos países desenvolvidos adota critérios funcionais para separar o urbano do rural. Assim , ua cidade só será definida como tal se apresentar determinadas infraestruturas e equipamentos coletivos _ como escolas, postos de saúde, estabelecimentos comerciai, agencias bancárias - e funcionar como um polo de distribuição de bens e serviços.
        O Brasil não adota critérios funcionais: de acordo com a legislação vigente, população urbana é aquela residente nas sedes municipais ou de distrito e nas demais áreas definidas como urbanas pela legislação municipal; por exemplo; áreas isoladas separadas das cidades por área rural ou de limite. Poe isso, alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta um nível de urbanização menor do que revelam as estatísticas do IBGE. As áreas rurais são aquelas fora dos critérios definidos como urbanos.
      


a maior parte das principais aglomerações urbanas, na atualidade ...
BRASIL: DE PAÍS AGROEXPORTADOR A URBANO-INDUSTRIAL

       Até a década de 1940, o Brasil era considerado um país cujas atividades concentravam-se predominantemente no meio rural: a maior parte da população vivia no campo. Segundo o geógrafo Milton santos, o crescimento urbano brasileiro foi um dos mais rápidos, intensos e violentos do século XX. Essas mudanças ocorreram de forma desigual em todas as regiões brasileiras, revelando a intensa transformação territorial que ainda acontece no país.
      
     

fonte: 360 graus. Geografia em Rede, vol. II, 2014
       Conexões: Estudo de Geografia Geral e do Brasil, 2º ano , 2016
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário